a gente sabe que você está sofrendo com essa chuva toda

Ei, a gente sabe que você está sofrendo com essa chuva toda. Nós também, afinal, somos moradores da favela e aqui na zona norte do Recife, por exemplo, são centenas de casas em barreiras e às margens do Rio Beberibe. É possível que você nem leia esse texto agora, você deve estar ocupado, preocupado, sem internet, tentando salvar seus pertences, preocupado com o celular descarregando e com receio de ele cair na água também.

Não sabemos se você está em barreiras ou se está próximo às margens do rio Beberibe. Estamos ligando para o Corpo de Bombeiros e para a Defesa Civil, mas os telefones estão congestionados.

Sabe aquela sensação de impotência? Estamos sentindo ela também. Não temos recursos, temos uma sede provisória que é feita na garagem de uma residência e não cabe nem 30 pessoas dentro, tanto é que colocamos as pessoas nas ruas quando vamos realizar as nossas ações.

Estamos tensos porque vários de nossos integrantes também moram em áreas de risco, apesar de estarem cobertas com lonas. Temos familiares na mesma situação e algumas pessoas ainda insistem em não abandonar suas casas por medo de serem saqueadas. Acabamos de saber que a Escola Municipal Paulo VI está sendo aberta para abrigo, você que é daqui de Linha do Tiro consegue chegar lá? Precisa de ajuda para chegar? Entra em contato com a gente.

Em nosso bairro, já são vários os deslizamentos de barreira e casas inundadas à beira do rio. Se você mora em área de risco, sinalize pra a gente tentar te ajudar!

Uma hora esse texto vai chegar a você e depois que isso tudo passar, vamos nos dedicar mais ainda a estudar. Você já faz isso, não é? Se não faz, precisa fazer isso também! É horrível chorar de tristeza, principalmente quando estamos perdendo. Mas CONHECIMENTO É A COISA QUE O ESTADO NÃO TIRA DA GENTE! Talvez seja a única. Porque ele leva nossos direitos, a vida de nossos familiares, vizinhos, amigos, nossos bens, mas, não engana quem descobre o seu jogo. A vida é difícil pra favela, não é? A gente precisa mudar isso! TÁ NA HORA DE A GENTE MANDAR DE VERDADE EM NOSSOS TERRITÓRIOS e participarmos dos mecanismos de mudanças, afinal, somos nós quem sabemos onde dói.