Mapa da Mídia INDEPENDENTE e Popular de PE fortalece coletivos do estado

O lançamento do mapa reuniu comunicadores populares das mais variadas periferias do estado e contou com a apresentação de 42 coletivos lançados.

O coletivo Sargento Perifa participou da construção do Mapa da Mídia Independente e Popular de Pernambuco em parceria com a Marco Zero Conteúdo e o apoio do Repórteres sem Fronteiras. O lançamento do mapa reuniu comunicadores populares das mais variadas periferias do estado e contou com a apresentação de 42 coletivos lançados.

O evento ocorreu no dia 19 de abril, no Edf. Pernambuco com as atividades divididas em dois momentos. No primeiro, iniciado às 17h, uma roda de conversa foi realizada com um debate sobre os desafios da comunicação popular em Pernambuco e a importância de uma rede de fortalecimento para os grupos. Já à noite, uma live transmitida pelo canal do YouTube da Marco Zero Conteúdo, contou com a mediação de Laércio Portela diretor da Marco Zero e a participação de Artur Romeu, do Repórteres Sem Fronteiras, Martihene Oliveira, do coletivo Sargento Perifa, Yanne Mendes, da Rede Tumulto e André Fidelis, do Coletivo Força Tururu.


Para Laércio Portela, idealizador do mapa, construir isso tudo é a ponta inicial para agregar todo mundo. Estou muito feliz com a potência do que foi o encontro. Depois de dois anos de pandemia, a gente ver várias gerações articuladas nos trouxe uma energia positiva. Foi muito potente”, afirmou.

Gilberto Luiz, um dos coordenadores do Sargento Perifa, reagiu com um sentimento de conquista, “é como se o mapa carimbasse no Perifa o símbolo do jornalismo independente e popular, não somos apenas um coletivo que doa cestas básicas e sim, um veículo de jornalismo independente que apesar dos muitos desafios tem levado informação para o povo e informação é poder”, concluiu.

O mapa pode ser acessado através do endereço www.mapadamidiape.marcozero.org.br, os coletivos de comunicação que ainda não se inscreveram podem fazer seu cadastro no mesmo link.